A OA não pode ser curada. É muito provável que ela se torne pior com o tempo. Entretanto, os sintomas da OA podem ser controlados.
Embora seja possível fazer cirurgias, outras terapias podem melhorar a dor e tornar sua vida melhor. Embora esses tratamentos não curem a artrite, eles podem adiar a cirurgia.
MEDICAMENTOS
Os analgésicos de venda livre, que podem ser comprados sem receita, podem ajudar nos sintomas da OA.
- A maioria dos médicos recomenda primeiro o acetaminofeno (Tylenol) porque ele apresenta menos efeitos colaterais do que outros medicamentos.
- Se a dor continuar, seu médico poderá recomendar anti-inflamatórios não esteroides (NSAIDs). Essas drogas ajudam a aliviar a dor e o inchaço. Tipos de NSAIDs incluem aspirina, ibuprofeno e naproxeno.
- É possível tomar acetaminofeno ou outro analgésico antes de se exercitar. No entanto, não faça exercícios em excesso só porque tomou remédio.
- Se estiver tomando analgésicos quase todos os dias, fale com seu médico. Você poderá precisar observar efeitos colaterais, como úlceras e sangramentos. Esses medicamentos também podem aumentar o risco de ataque cardíaco e de derrames.
Os corticoides injetados diretamente na articulação também podem ser usados para reduzir o inchaço e a dor. Entretanto, o alívio dura somente por um curto período. Mais de duas ou três injeções por ano podem ser prejudiciais à saúde.
Muitas pessoas usam remédios de venda livre como a glucosamina e o ácido condroitinossulfúrico.
- Esses suplementos podem ser úteis para ajudar a controlar a dor, embora não ajudem no crescimento de novas cartilagens.
- Alguns médicos recomendam um período de teste de 3 meses para ver se a glucosamina e a condroitina funcionam.
A capsaicina (Zostrix) em pomada pode ajudar a aliviar a dor. Você pode ter uma sensação de calor ou de queimação ao aplicar a pomada pela primeira vez. Essa sensação desaparece depois de alguns dias de uso. O alívio da dor normalmente começa a partir de uma ou duas semanas.
Um líquido sinovial artificial (Synvisc, Hyalgan) também pode ser injetado no joelho. Ele pode aliviar a dor por três a 6 meses.
MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA
Os exercícios podem ajudar a manter o movimento geral e das articulações. Peça a seu médico que recomende uma rotina apropriada de exercícios domésticos. Os exercícios aquáticos, como a natação, são especialmente úteis.
Entre outras recomendações sobre estilo de vida estão:
- Aplicar frio e calor
- Ter uma dieta balanceada e saudável
- Repousar
- Emagrecer se estiver acima do peso
- Proteger as articulações
À medida que a dor da OA na bacia ou no joelho aumentar, manter as atividades diárias pode se tornar mais difícil ou doloroso.
- Fazer algumas mudanças na casa pode diminuir o estresse nas articulações e aliviar um pouco a dor.
- As pessoas cujo trabalho esteja causando estresse em determinadas articulações devem encontrar maneiras de reduzir o trauma. Você pode precisar fazer ajustes na área de trabalho ou alterar as tarefas de trabalho.
FISIOTERAPIA
A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos, a movimentação de articulações rígidas e o seu senso de equilíbrio. Os fisioterapeutas têm técnicas para tratar a OA. Se você não melhorar com a fisioterapia depois de 6 a 8 semanas, ela provavelmente não funcionará para você.
A massagem também pode trazer alívio rápido para a dor. Certifique-se de se consultar com um massagista experiente que entenda como trabalhar com articulações sensíveis.
ÓRTESES
Em alguns casos, as férulas e as órteses podem sustentar articulações fragilizadas. Algumas impedem o movimento da articulação, enquanto outras permitem algum movimento. Use órteses somente quando o uso for recomendado por seu médico ou fisioterapeuta. O uso incorreto de uma órtese pode causar lesões, rigidez e dor na articulação.
TRATAMENTOS ALTERNATIVOS
A acupuntura é um tratamento baseado na medicina chinesa. Seu funcionamento não está inteiramente claro. Alguns estudos concluíram que a acupuntura pode aliviar a dor de pessoas com OA.
A S-adenosilmetionina (SAMe, pronuncia-se "Sammy") é uma forma sintética de um bioproduto natural do aminoácido metionina. Ela tem sido comercializada como um remédio para a artrite, mas não há evidência científica para comprovar sua eficácia.
CIRURGIA
Os casos graves de OA podem necessitar de cirurgia para substituir ou reparar as articulações lesionadas. As opções cirúrgicas abrangem:
- Cirurgia artroscópica para remover a cartilagem danificada
- Alteração do alinhamento de um osso para aliviar o estresse no osso ou na articulação (osteotomia)
- Fusão cirúrgica de ossos, normalmente na coluna (artrodese)
- Substituição total ou parcial da articulação danificada por uma articulação artificial (substituição do joelho, quadril, ombro, tornozelo, cotovelo)
Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho
1 Comments
Se a fisioterapia não estiver te ajudando experimente a Quiropraxia!!
ResponderExcluirVocê vai se surpreender...
Atenciosamente;
Dr. Fabio
Postar um comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!