Os pesquisadores pertencem ao Instituto de Biologia e Genética Molecular (IBGM), Centro misto da Universidade de Valladolid yel CSIC, e ao Centro Médico Teknon de Barcelona e fazem parte da Rede de Terapia Celular do Instituto de Saúde Carlos III. O tratamientoinnovador que se propõe consiste na injecção intra-articular de células mãe mesenquimales do próprio paciente e melhora sustancialmenteel dor e a incapacidade
Pesquisadores da Universidade de Valladolid em cooperação com médicos do centro Teknon de Barcelona constataram que o uso de células mesenquimales autólogas (do próprio paciente) no tratamento da artrose de joelho é uma alternativa válida, de fácil aplicação, e vantajosa com respeito aos tratamentos convencionais. Não só melhora a dor e a incapacidade, também melhora a qualidade da cartilagem articular na maioria dos casos (11de 12). Os resultados do estudo se acabam de publicar online em revista científica Transplantation, órgão de comunicação da sociedade de transplantes norteamericana.
A artrose é a degeneração da cartilagem articular, que conduz ao desenvolvimento de fissuras e erosões e que provoca dor e impotência funcional. Cursa com inflamação, pelo que os medicamentos antiinflamatórios estão indicados no tratamento desta doença. A cartilagem articular tem uma capacidade regenerativa muito limitada, pelo que os tratamentos habituais são sintomáticos. A evolução dela qualidade da cartilagem articular pode seguir-se por métodos avanzadosde ressonância magnética.
Segundo a enquete ArtRoCad realizada pela Sociedade Espanhola de Reumatología e a Sociedade Espanhola de Médicos de Assistência Primária, a artrose de joelho tem uma prevalência do 10% e a de quadril, do4%. O estudo EPISER, realizado pelo S.E. de Reumatología mostrou queel 29% da população espanhola a mais de 60 anos apresentava artrose sintomática (com dor) de joelho. Isto significa que, na atualidade, uns 2 milhões de espanhóis apresentam uma artrose sintomática de joelho. O custo anual do tratamento convencional é, segundo o estudo ArtRoCad de uns 1.500 euros por paciente.
Os científicos participantes no ensaio publicado desenharam um estudo piloto com 12 pacientes que padeciam artroses de joelho crônico resistente aos tratamentos convencionais, aos que injetaram células mãe mesenquimales autólogas (obtidas da medula óssea do próprio paciente) selecionadas e cultivadas na Sala Branca do ParqueCientífico da Universidade de Valladolid.
Os pacientes foram tratados, seguidos e avaliados durante um ano em elCentro Médico Teknon de Barcelona, comprovando-se que mostraram uma rápida melhoria da dor e a incapacidade. A eficácia média foi do 65-78%, superior ao dos tratamentos convencionais em uso. Demonstrou-se também uma melhora da qualidade da cartilagem articular (de um27% em média) por técnicas de ressonância magnética quantitativa em 11 dos 12 pacientes do ensaio clínico.
Esta modalidade de terapia celular utiliza o mesmo tipo de células (mesenquimales autólogas da medula óssea) que se utilizaram com sucesso para o tratamento da dor lumbar causado por degeneração discal num ensaio clínico publicado pelos mesmos autores no ano 2011.
No momento atual, os autores da publicação estão levando a cabo alguns casos compassivos utilizando esta mesma terapia celular.
A Unidade de Produção Celular da Uva participa em vários programas de investigação, com financiamento do Ministério de Economia, o Instituto de Saúde Carlos III, a Junta de Castilla e León e o Fundo deInvestigaciones Sanitárias (FIS). Fazem parte dela 10 pessoas, queincluyen, doutores, bacharéis, técnicos superiores de laboratório e pessoal de administração e manutenção. A empresa Citospín se ocupade a comercialização das células aptas para uso clínico. A Unidadde Produção Celular da Uva fornece células para 6 ensaios clínicos diferentes, incluindo um promovido pelo Parque Científico que pesquisa o uso de células mesenquimales alogénicas para o tratamento da artrose de joelho.
Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho
0 Comments
Postar um comentário
Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!