A artrose tem diversos fatores ligados a doença, incluindo hereditariedade, peso em excesso, fraqueza muscular e micro-traumas de repetição, extremamente frequentes nos esportes. E existem diversas modalidades de tratamento, que pode ser medicamentoso, fisioterapia e ou cirúrgico.

Porém, para quem pratica alguma atividade física e tem artrose, é preciso fazer uma avaliação biomecânica para que haja um cuidado TOTAL na prática de Atividade Física.

Sabemos hoje que alguns achados do exame físico predispõem a lesões. Exemplos incluem o alinhamento dos joelhos. Estaticamente, joelhos em "X" (genu valgum) e pés planos e dinamicamente, a fraqueza dos estabilizadores dos quadris (valgo dinâmico) e a pisada pronada, mensurada através da baropodometria, estão ligados estatisticamente a diversos tipos de lesão. Principalmente entre corredores de rua. Um exame importante na avaliação pré-esportiva é o teste isocinético, pois determina desequilíbrios musculares e pode avaliar os tornozelos, joelhos e quadris.

Provavelmente, após essa avaliação, o treinamento direcionado a determinada modalidade esportiva, com exercícios preventivos visando melhorar a propriocepção, que é a transferência de informação neurológica a partir uma parte do corpo para o cérebro e de volta. A função de proprioceptores é a de melhorar as articulações dos membros inferiores e superiores, evitando o aparecimento de novas lesões por causa da artorse, que já compromete uma articulação. 





Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho