A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno dos 34ºC, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, por exemplo.

Na hidroterapia, devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.

Acesse o blog da Fisioterapia

A hidroterapia ajuda a diminuir problemas de postura e transmite sensação de bem-estar, melhorando a imagem corporal dos indivíduos e aumentando a autoestima. Além disso também contribui para:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Alívio de dores musculares ou articulares;
  • Melhora do equilíbrio e coordenação motora;
  • Promoção do relaxamento muscular;
  • Diminuição de distúrbios do sono;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Aumento da amplitudes das articulações;

Além disso, a hidroterapia também contribui para melhorar o sistema cardiorrespiratório, assim como a hidroginástica, em que os exercícios praticados são mais intensos.

A Osteoartrose, popularmente conhecida como artrose, é uma doença degenerativa encontrada em homens e mulheres, que causa perda da cartilagem articular. A artrose provoca dores nas articulações, joelhos, quadris, tornozelo e coluna. Caracterizada por um desgaste da cartilagem e alterações ósseas, a doença atinge mais de 60% das pessoas com mais de 60 anos. A artrose pode não apresentar sintomas no início, sendo diagnosticada através de exame radiográfico. 

Bandagem Funcional é um recurso da Fisioterapia

O principal sintoma é a dor, que começa apenas com a movimentação da articulação afetada, melhorando com descanso, mas que pode progredir para dores até mesmo durante o repouso. Pode ocorrer também diminuição dos movimentos, ruído na articulação (crepitações), inchaço na articulação, deformidades e falta de firmeza ao realizar movimentos

A dor e a limitação dos movimentos afetam muito a qualidade de vida das pessoas, já que atividades do dia a dia como andar, subir e descer escada, agachar-se e praticar atividades esportivas ficam comprometidas. ,

O impacto do exercício físico pode ser um fator limitante para muitos pacientes, mas o trabalho feito dentro da água, aquecida, supervisionado por profissionais, traz muitos resultados positivos. Através da Hidroterapia pode-se amenizar a progressão das lesões, controlar a dor e melhorar as limitações do movimento.



Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Ebook Grátis Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
Ebook Grátis: Exercícios de propriocepção para recuperação do joelho